auto-compaixão

A auto-compaixão reduz o humor negativo ao longo do tempo

Eu vou fazer uma lista: Ansiedade, tristeza, vergonha, culpa, medo, aflição, pânico, ressentimento, raiva

Agora, duvido que muitos de vocês estivessem pensando: “Puxa, essas coisas parecem fantásticas. Minha vida seria muito melhor se eu pudesse sentir um pouco mais de aflição, vergonha e ressentimento hoje”. Então, se houvesse uma maneira de reduzir a quantidade desses sentimentos que você tem no futuro? Parece um bom negócio. Mas as pessoas devem tentar ativamente combater esses estados emocionais ou devem tentar aceitá-los?

Uma nova pesquisa liderada pelo psicólogo Brett Ford, da Universidade de Toronto, explorou apenas essa questão. Especificamente, analisou-se se a quantidade que as pessoas “aceitam” suas emoções negativas está associada a (a) melhor saúde mental e (b) reduziu o humor negativo ao longo do tempo. Por aceitação, esses autores não significam simplesmente permitir e estar bem com coisas negativas acontecendo com você ou serem maltratadas, mas sim, experimentando e pensando sobre suas próprias emoções negativas de uma maneira não julgadora.

Em um estudo com mais de 1.000 pessoas, eles descobriram que aceitar experiências mentais estava relacionado a menos ansiedade e depressão e a mais satisfação com a vida. Isso ocorreu mesmo quando “controlava” variáveis ​​potencialmente relacionadas, como reavaliação cognitiva (repensar algo para torná-lo mais positivo / menos negativo) e ruminação. Isso significa, basicamente, que o efeito persistiu mesmo quando essas outras variáveis ​​foram contabilizadas.

No Estudo 2, esses pesquisadores mediram o nível geral de aceitação das pessoas de seus pensamentos e emoções negativos. Em seguida, expuseram os participantes em um laboratório a vários estressores. Os participantes com um maior nível de aceitação geral experimentaram níveis mais baixos de humor negativo como resposta.

No Estudo 3, eles avaliaram cerca de 200 participantes em um período de seis meses. Eles descobriram que altos níveis de aceitação foram associados com melhor saúde mental no Tempo 1, e a relação entre aceitação e saúde mental positiva foi explicada pela redução dos níveis de emoções negativas seis meses depois.

Em conjunto, esses estudos sugerem que uma maneira de reduzir o humor negativo é parar de se preocupar com pensamentos ruins e ter sentimentos negativos. Aceitá-las – e isso pode ser mais fácil de dizer do que de fazer, mas ainda é possível – pode melhorar muito sua saúde mental.

Não é bom sentir vergonha, raiva ou angústia, ou qualquer outra emoção negativa como resposta a sentir-se mal. Envergonhar-se da vergonha ou ficar angustiado com a própria raiva provavelmente produzirá resultados negativos.

Para encerrar, quero novamente enfatizar que aceitar seus estados mentais e seus sentimentos negativos não é a mesma coisa que aceitar suas situações de vida ou permitir que as pessoas o maltratem.

 

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